Cidadeverde.com

Coluna 06/05/24

Após cassação de Leonardo, PP pode questionar vaga para Victor Linhares

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar a chapa do PL de Teresina, que elegeu o vereador Leonardo Eulálio em 2020, deve mudar não apenas a composição da Câmara de Teresina esse ano, mas ter reflexos adiante, no jogo dos partidos para 2024. Leonardo foi afastado porque o PL é suspeito de usar candidaturas "laranjas" para cumprir a cota candidaturas femininas. A ação foi movida pelo Progressistas do Piauí, que tinha a suplente, Graça Amorim, diretamente interessada. 

____________________

Graça ou Victor?

Pelo recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, a vaga é do Progressistas. Agora, de quem? Graça deixou o PP na janela partidária - dentro do prazo legal, frise-se - e hoje disputa pelo PRD. Dessa forma, fontes do PP informam à coluna que poderá haver questionamento jurídico para que o suplente de vereador atualmente filiado ao Progressistas, Victor Linhares, assuma no lugar de Graça. “O PP quer a vaga e não quer deixar para outra pessoa”, informou o interlocutor da legenda, em reserva. A decisão ainda não foi tomada. A questão é: o ex-prefeito Sílvio Mendes terá um aliado e um voto na Câmara, ou o atual prefeito Dr.Pessoa, já que Graça é aliada ao Palácio da Cidade?

____________________

Balança mas não cai?

O fato é que mesmo com Leonardo Eulálio recorrendo à Justiça Eleitoral para voltar ao mandato, os políticos no entorno das chapas do Palácio da Cidade, passaram a questionar a viabilidade da chapa do PL. O partido tinha dois vereadores – Leonardo e Luís André, líder do prefeito na Casa – e agora ficará apenas com Luís André. “Ou arruma militar (que tem um prazo maior para se filiar) ou tem mais quatro mil votos, se não, a chapa do PL cai”, frisou um vereador que entende de cálculos.

____________________

Estamos tranquilos

Mas será se cai mesmo? Um filiado importante do PL, nega e provoca: “A gente faz um (vereador) independente (de Leonardo Eulálio ser candidato). É possível fazer 15 mil votos com o time, tem Bruno Pessoa, Gessy Lima, Camila, tem 20 candidatos de 200 votos, que dá quatro mil votos e a legenda tem mais mil votos. O restante tem 6 mil votos e o Luís André 5 mil e pouco”, ponderou. A conferir.

____________________

A vaga do Quinto

Foi divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, na última sexta-feira, 03, o edital para compor a Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí. Da OAB-PI, a lista vai para o TJ-PI, que reduzirá os nomes para três e os enviará ao governador Rafael Fonteles, que escolherá o novo desembargador do TJ-PI pega vaga da Advocacia. As inscrições começam em 22 de maio e seguem até 10 de junho. Até agora, fontes do Direito ouvidas pela coluna apontam dois nomes que devem, com chance de 10 para 10, figurar na lista sêxtupla: os advogados Mário Basílio e Álvaro Mota. A coluna acompanhará.

____________________

A turma manda avisar que não topa

Há algumas semanas, a coluna informou que havia um projeto incipiente de ter apenas dois partidos na base do governador Rafael Fonteles em 2026: PT e federação (PV e PC do B) e MDB. O PSD só lançaria candidato a deputado federal (como em 2022) e o Solidariedade migraria sua chapa de estadual para o PT. Outras legendas seriam desencorajadas a lançar candidatos a deputado, como o PDT e o PSB. Pois bem, um deputado confirmou a informação à coluna, apenas para retrucar: “Não vai vingar só dois partidos. A turma não vai topar não!”. Xiiii...

____________________

Se conselho fosse bom

Ninguém nasce tímido. A timidez é uma máscara que chega a nós para nos poupar do sofrimento de uma derrota ou rejeição. A verdade é que ser humilde é muito importante como valor social, mas quando se trata de qualquer tipo de jogo de poder, apenas os ousados prosperam. Ser corajoso, provocador e com uma certa audácia, é raro. Afinal, se todos fossem assim, não haveria tanto magnetismo nos que ousam tomar a frente das coisas. Se apenas um dos lados pode conduzir a dança e ser ousado, que seja você.

____________________

Cifrada do Rompimento

Uma antiga dupla política de aliados, que já foi bem unida, não fala mais a mesma língua há algum tempo. Mais do que isso, a parte feminina da ex-dupla tem apontado que o agora rival é “mentiroso e chantagista”. O desabafo público foi captado por interlocutores da coluna. “Largou o pau e disse pra ele seguir o caminho dele”, resumiu a fonte. O alvo das críticas também tem suas queixas, ao que tudo indica, de acordos não cumpridos. Um amigo de ambos resumiu assim, metaforicamente, o imbróglio: “Se você deve R$ 15 milhões, R$7 milhões não resolve. Não tem dinheiro que chegue”... Complicado, né gente?

____________________

Foto do dia

O secretário municipal de Governo de Teresina, Michel Saldanha, no Encontro Nacional do Avante em Salvador, na Bahia, em registro para a coluna. Michel apresentou as estratégias do Piauí e recebeu as bençãos do presidente nacional, Luís Tibé. A sigla se movimenta fortemente para eleger dois vereadores sob o guarda-chuva do Palácio da Cidade. A disputa interna é intensa. Para completar, os outros lados da disputa não deixam de assediar os pré-candidatos do Avante, como apurou a coluna nos bastidores. A ideia é tentar desidratar a chapa para, concomitantemente, dar gás às outras legendas com os apoios informais. Pelas palavras de Michel, o intento não prosperará!

____________________

A frase para pensar

“Não é só que não esteja certo; não está nem sequer errado”, Wolfgang Pauli (1900-1958), físico austríaco, comentando artigo confuso escrito por um estudante, desprovido de conteúdo para ser ao menos avaliado.

____________________

Música da semana

A canção é de Jair Rodrigues, e a coluna a traz com a interpretação do trio do Grande Encontro: Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo. A música é uma crítica a qualquer regime que trata as pessoas como “gado”. Ou seja, em uma eleição, há de se contar com a estrutura – que organiza as campanhas – mas também com o sentimento. E o homem é um animal que sente, antes de pensar.

“Então não pude seguir

Valente lugar-tenente

De dono de gado e gente

Porque gado a gente marca

Tange, ferra, engorda e mata

Mas com gente é diferente”

Colunas anteriores